Sidecar DNEPR MT 16A nossa máquina
Como estamos num blogue sobre automóveis antigos, será de bom tom iniciar esta série de pequenas crónicas de viagem pela apresentação do nosso veículo. Trata-se de um sidecar - motociclo com carro lateral, na definição legal portuguesa - Dnepr MT16 fabricado em finais da década de 1980 na (então) URSS; mais concretamente, em Kiev, na Ucrânia.
O Dnepr MT16 é uma das últimas versões civis de um engenho concebido inicialmente para fins militares no dealbar da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com efeito, Molotov, Ministro das Relações Exteriores de Estaline, prevendo o inevitável confronto com as tropas de Hitler, tratou de dar réplica (em todos os sentidos do termo) aos sidecars BMW e Zundapp que tão eficazes se revelavam na táctica da blitzkrieg (guerra-relâmpago) nazi. Foram então instaladas linhas de fabrico especificamente destinadas à produção em larga escala dos sidecars militares soviéticos - em tudo idênticos aos modelos alemães. A principal dessas linhas situou-se em Irbit, bem no interior da Rússia, na região dos Montes Urais (cordilheira que divide a Europa da Ásia), e viria a dar origem à IMZ (marca Ural). Finda a guerra, e já por volta de 1960, o grosso da produção militar é transferida para Kiev, nas margens do rio Dnepr (lê-se denieper). Aqui nasce a KMZ, onde ainda hoje e com escassa evolução tecnológica são fabricados os motociclos Dnepr.O Dnepr MT16 tem um motor de 4 tempos, refrigerado a ar, de 2 cilindros horizontais opostos com 649 cm3, que desenvolve uma potência máxima de 37 cv às 5250 rpm. A caixa é de 4 velocidades + marcha-atrás e a transmissão final, por cardan, faz-se também à roda do carro lateral. A velocidade máxima é de 120 km/h (nunca por mim atingida...) mas é aconselhável não ultrapassar os 90 km/h em cruzeiro. A esta velocidade, o consumo pode rondar os 7 l/100 km.
Em termos de condução, um sidecar não se parece com nada: nem com uma moto, nem com um carro, nem sequer com uma moto-4. Um sidecar é um veículo assimétrico: na geometria, na maneira de curvar, na forma como trava... A sua condução requer uma atenção especial e alguma prática; mas, depois de adquirido o necessário à-vontade, é extremamente aprazível.
Quanto à experiência de viajar como passageiro no side, li algures que, para se gostar, é necessário ter pelo menos uma das seguintes qualidades: ser romântico, destemido... ou completamente inconsciente! Não sei bem em qual delas se encaixa melhor a minha mulher, mas tem-se revelado uma "pendura" entusiasta.
JM
(A seguir, a 1.ª etapa: Amarante-Trancoso)
2 comentários:
Boa. Para começar está bem mas queremos mais, os episódios por esse pais fora. Imagino o espectáculo que deve ser chegar a uma vila ou aldeia do interior (mesmo do litoral ou na cidade grande)num sidecar "saidinho de um filme da 2ª Guerra ou romântico dos anos 60/70". E um sidecar com GPS, é muita tecnologia!
Parabéns. Voltarei para ver os próximos episódios.
OLá, estou em vias de comprar um sidecar igual ao seu. Precisa de algum restauro. O que é que me aconselha? Obrigado Márcio Guerreiro.
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