13 de outubro de 2010

Portugal Histórico - José Grosso no comando

Vencedora há dois anos, a dupla José Grosso-José Sismeiro (BMW 2002) entrou com o pé direito na quinta edição do Rally de Portugal Histórico, chegando à Figueira da Foz no comando da prova, depois de um dia em que se realizou uma prova de regularidade por sectores (PRS), na distância de 11,82 Km (três voltas à pista do Autódromo do Estoril) e uma prova de regularidade absoluta no Gradil.
O piloto de Leiria cimentou a sua liderança com uma excelente performance no Estoril, para depois limitar os prejuízos que a prova do Gradil causou em quase toda a caravana, obrigando, de uma forma algo surpreendente, a penalizações de certa forma pesada, que acabaram por baralhar um pouco a classificação.
Na verdade, José Grosso não foi além do 38º lugar no Gradil, mas como a maioria dos seus mais directos perseguidores acabou por não fazer muito melhor, o seu resultado permitiu-lhe mesmo assim conservar a primeira posição.
O mesmo se pode dizer de João Mexia Leitão-Nuno Machado (Porsche 911), que estiveram também em excelente plano na prova do Estoril, perdendo apenas 0,7 pontos para o mais regular e mesmo uma actuação menos conseguida no Gradil não os impediu de manter a segunda posição da geral.
Na terceira posição situa-se a primeira formação estrangeira, a dupla espanhola Marcos Adan-Gaspar Osorio (Porsche 911), quarta na primeira prova, mas mais eficiente no Gradil, o que lhe permitiu subir uma posição na geral.
No segundo dia de prova os concorrentes saem da Figueira da Foz pelas 08.30 horas para uma etapa com 435 Km.
A neutralização da hora do almoço terá lugar em Arganil, entre as 13h00 e as 14h45, e chegada a Viseu está agendada para as 19h15.
Ao final da tarde terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 Km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 12 PRA.

Sem comentários: