21 de agosto de 2008

De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 2

Sidecar DNEPR MT 16
A nossa máquina
Como estamos num blogue sobre automóveis antigos, será de bom tom iniciar esta série de pequenas crónicas de viagem pela apresentação do nosso veículo. Trata-se de um sidecar - motociclo com carro lateral, na definição legal portuguesa - Dnepr MT16 fabricado em finais da década de 1980 na (então) URSS; mais concretamente, em Kiev, na Ucrânia.

O Dnepr MT16 é uma das últimas versões civis de um engenho concebido inicialmente para fins militares no dealbar da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com efeito, Molotov, Ministro das Relações Exteriores de Estaline, prevendo o inevitável confronto com as tropas de Hitler, tratou de dar réplica (em todos os sentidos do termo) aos sidecars BMW e Zundapp que tão eficazes se revelavam na táctica da blitzkrieg (guerra-relâmpago) nazi. Foram então instaladas linhas de fabrico especificamente destinadas à produção em larga escala dos sidecars militares soviéticos - em tudo idênticos aos modelos alemães. A principal dessas linhas situou-se em Irbit, bem no interior da Rússia, na região dos Montes Urais (cordilheira que divide a Europa da Ásia), e viria a dar origem à IMZ (marca Ural). Finda a guerra, e já por volta de 1960, o grosso da produção militar é transferida para Kiev, nas margens do rio Dnepr (lê-se denieper). Aqui nasce a KMZ, onde ainda hoje e com escassa evolução tecnológica são fabricados os motociclos Dnepr.

O Dnepr MT16 tem um motor de 4 tempos, refrigerado a ar, de 2 cilindros horizontais opostos com 649 cm3, que desenvolve uma potência máxima de 37 cv às 5250 rpm. A caixa é de 4 velocidades + marcha-atrás e a transmissão final, por cardan, faz-se também à roda do carro lateral. A velocidade máxima é de 120 km/h (nunca por mim atingida...) mas é aconselhável não ultrapassar os 90 km/h em cruzeiro. A esta velocidade, o consumo pode rondar os 7 l/100 km.

Em termos de condução, um sidecar não se parece com nada: nem com uma moto, nem com um carro, nem sequer com uma moto-4. Um sidecar é um veículo assimétrico: na geometria, na maneira de curvar, na forma como trava... A sua condução requer uma atenção especial e alguma prática; mas, depois de adquirido o necessário à-vontade, é extremamente aprazível.
Quanto à experiência de viajar como passageiro no side, li algures que, para se gostar, é necessário ter pelo menos uma das seguintes qualidades: ser romântico, destemido... ou completamente inconsciente! Não sei bem em qual delas se encaixa melhor a minha mulher, mas tem-se revelado uma "pendura" entusiasta.
JM
(A seguir, a 1.ª etapa: Amarante-Trancoso)

2 comentários:

PB Pereira disse...

Boa. Para começar está bem mas queremos mais, os episódios por esse pais fora. Imagino o espectáculo que deve ser chegar a uma vila ou aldeia do interior (mesmo do litoral ou na cidade grande)num sidecar "saidinho de um filme da 2ª Guerra ou romântico dos anos 60/70". E um sidecar com GPS, é muita tecnologia!
Parabéns. Voltarei para ver os próximos episódios.

Márcio disse...

OLá, estou em vias de comprar um sidecar igual ao seu. Precisa de algum restauro. O que é que me aconselha? Obrigado Márcio Guerreiro.