9 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 5 - "Máquinas" na Pousada


Atravessar a Serra do Marão foi durante décadas uma verdadeira aventura.

A ligação entre o litoral e interior fazia-se quase exclusivamente pela Estrada Nacional 15 que ligava Amarante a Vila Real. Por aqui passava todo o tráfego de ligeiros e pesados de mercadorias, num traçado sinuoso, apertado onde as condições climatéricas contribuíam muitas vezes para que esta travessia fosse um verdadeiro tormento. Falamos da chuva, do nevoeiro e, muitas vezes, de nevões que impedia o trânsito.

Em contraponto, as belezas da Serra do Marão permitiam a alguns agradáveis passeios que muitas vezes terminavam em merendeiros prolongados e bem regados no Viveiro das Trutas, ou na Senhora de Moreira.

Nos anos 40, apareceu a Pousada do Marão num arrojado projecto cheio de clarividência servindo de pausa e de refúgio para os aventureiros destas travessias.

Por alturas de nevões, como ainda hoje, o Marão virava autêntica romaria.

A comprovar o que vem de ser dito apresenta-se um postal (da colecção do autor) de uma edição da Casa das Lérias de Alcino dos Reis dos anos 40 com o título: "Pousada do Marão - Um dia de movimento" em que podemos ver um conjunto de "grandes máquinas" no Parque da Pousada.

PB

Sem comentários: