31 de agosto de 2008

Humberto Delgado em Amarante

Homenagem da AAAA ao General Humberto Delgado
50 anos depois de um dia histórico

Em 8 de Junho de 1958 houve eleições Presidenciais em Portugal sendo candidato do regime Amércio Tomás, surgindo como candidato da oposição Humberto Delgado.
As eleições foram uma fraude generalizada com o poder de Salazar a silenciar pela força os seus opositores, acabando mesmo por assassinar Humberto Delgado em Espanha por uma brigada da Pide, a 13 de Fevereiro de 1965.
Em 22 de Maio de 1958, Humbero Delgado, a caminho de Trás-os-Montes, esteve em Amarante onde teve um verdadeiro banho de multidão.
Na foto vemos Humberto Delgado junto ao monumento a Lago Cerqueira onde proferiu um discurso.

Frederico Delgado Rosa é neto de Humberto Delgado e publicou o livro "Humberto Delgado - Biografia do General Sem Medo", onde na pag 671 refere: "A primeira paragem foi a vila de Amarante, "um baluarte da democracia", onde "todo o comércio e a indústria fecharam as portas e milhares de pessoas exteriorizaram sos seus sentimentos dentro da maior ordem". Ao percorrer a Rua 31 de Janeiro, de pé no automóvel descapotável, Humberto Delgado quase sufocou na densa chuva de pétalas lançadas dos varandins, conforme recordaria nas suas memórias e as fotografias poeticamente comprovam."


A obra apresenta uma fotografia do banho de multidão na rua 31 de Janeiro com a legenda "chuva de pétalas em Amarante".

"O automóvel descapotável" era um Austin A 90 Atlantic Convertible, tinha matrícula FL-16-12, e segundo informação recolhida junto do Sr Aristides Ribeiro, era propriedade do sr Manuel Ribeiro, da Lixa, e era conduzido pelo Sr José Pinheiro.

O Austin A 90 Atlantic Covertible tinha um motor de 2.660 cc, 4 cilindros e 4 velocidades, foi produzido entre 1948 e 1952, atingindo uma produção de 8.000 veículos.

As fotos que apresentamos são da Foto Arte/Mestre Eduardo Teixeira Pinto, sendo que as duas primeiras foram reproduzidas a partir do livro "Humberto Delgado em Amarante ou a carta aberta", de Pedro Alvellos, Amarante, 1984.

PB

1 comentário:

Unknown disse...

Tenho fotos deste carro e muitas recordações do mesmo.Era do meu tio.