10 de outubro de 2008

Rali de Portugal Histórico 2008 - Dia 2

José Grosso - João Sismeiro lideram no final do segundo dia (5ª feira)

Como se esperava, os 391,2 Km percorridos da segunda etapa do Rally de Portugal Histórico, entre Tomar e Viseu, com dez provas de regularidade, acabaram por trazer alguma alterações importantes na classificação, com a dupla José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002), a ascenderem ao comando, embora numa altura em que as classificações estejam longe de se encontrarem definidas.
As grandes vítimas desta etapa foram João Queiroz, que liderava no final do primeiro dia, e obrigado a parar com um triângulo de suspensão partido no seu BMW 2002, e Jean Pierre Nicolas, com a caixa de velocidades do Alpine Renault encravada, na sequência de uma ligeira saída de estrada protagonizada pelo vencedor do Rali de Portugal de 1971.
Muito regular ao longo deste segundo dia de prova, José Grosso conseguiu construir uma vantagem de 24,1 pontos sobre João Mexia Leitão, com o segundo classificado de 2007 já numa excelente posição, numa altura em que o rali se encaminha para a sua fase decisiva. O espanhol Aitor Pereda também esteve em plano de particular realce, conseguindo uma prestação no conjunto das provas disputadas que o colocou no último lugar do pódio provisório, com um escasso avanço de 1,3 pontos sobre Pedro Jerónimo, o vencedor da edição do ano passado.
De salientar ainda o equilíbrio pontual entre Aníbal Rolo, Paulo Grosso e Nuno Rodrigues, com este último a protagonizar uma bela recuperação, entrando de forma decidida para os dez primeiros da geral
Classificação no final do segundo dia: 1.º José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002), 1.51.8; 2.º João Leitão-Nuno Machado (Porsche 911), a 24,1; 3.º Aitor Pereda/Victor Garay (Alfa Romeo 1750 GTV), a 33,9; 4.º Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911), a 35,2; 5.º Aníbal Rolo-António Caldeira (Datsun 240 Z), a 40,9; 6.º Paulo Grosso-Susana Cordeiro (Ford Escort), a 42,7; 7.º Nuno Rodrigues-Ana Queiroz (BMW 2002), a 49,7; 8.º Jose Zarate-Diego Gonzalez (Porsche 911), a 53,4; 9.º Miguel Otegui-Norberto Fernandez (Mercedes Benz 450 SLC), a 55,6:; 10.º Gustavo Martel-Nicolas Sanchez (Porsche 911), a 76,0; etc.
O REGRESSO DA NOITE DE SINTRA
Amanhã, a quarta etapa larga de Viseu pelas 08.30 horas com passagem por Arganil, decorrendo a primeira neutralização do dia no Montalto, entre as 12.20 e as 14.15 horas. Segue-se uma PRS no Kartódromo de Fátima (1,9 Km), pelas 17.55h, entrando os participantes em parque fechado até às 20.00 horas.
Será depois a ligação para o reviver da noite de Sintra e dos inesquecíveis troços da Lagoa Azul e da Peninha, que obrigarão a um andamento bastante vivo para evitar fortes penalizações. A passagem do primeiro concorrente está prevista para cerca das 22.45 horas e entre as duas rondas haverá um reagrupamento na Praça da Maratona do Autódromo do Estoril, entre as 23.40 e as 00.20 horas.
A chegada à Marina de Cascais está agendada para as 01.30 horas de domingo, dia 12, no final de um longo dia de competição, com 622,11 quilómetros percorridos, 201,43 dos quais em provas de regularidade.
A prova conclui-se com o slalom na Marina de Cascais, a partir das 10.35 horas de domingo, disputada por ordem inversa à da classificação geral.
Hoje o Rali de Portugal Histórico andou pelo Marão e Alvão e contou com a presença de uma delegação animada da AAAA.
Ainda hoje publicaremos algumas fotografias.

Sem comentários: