
31 de agosto de 2008
Os Diabos vão à Festa

Humberto Delgado em Amarante

A obra apresenta uma fotografia do banho de multidão na rua 31 de Janeiro com a legenda "chuva de pétalas em Amarante".
"O automóvel descapotável" era um Austin A 90 Atlantic Convertible, tinha matrícula FL-16-12, e segundo informação recolhida junto do Sr Aristides Ribeiro, era propriedade do sr Manuel Ribeiro, da Lixa, e era conduzido pelo Sr José Pinheiro.
O Austin A 90 Atlantic Covertible tinha um motor de 2.660 cc, 4 cilindros e 4 velocidades, foi produzido entre 1948 e 1952, atingindo uma produção de 8.000 veículos.
As fotos que apresentamos são da Foto Arte/Mestre Eduardo Teixeira Pinto, sendo que as duas primeiras foram reproduzidas a partir do livro "Humberto Delgado em Amarante ou a carta aberta", de Pedro Alvellos, Amarante, 1984.
PB
V Salão do Automóvel Antigo do Vale do Sousa

24 de agosto de 2008
De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 3
Bom, fim da pausa para o café. Programamos o GPS para a rota mais curta com destino a Penedono - aqui tenho de confessar que nunca preparámos minimamente os itinerários... - e arrancamos para a estrada que vai para o Pinhão.


Castelo de Penedono, com o Pelourinho em primeiro plano.
Custa-nos deixar Penedono com tanto por ver, mas o fim da jornada ainda está longe e a tarde avança. Mais uma vez, socorremo-nos do GPS para escolher o caminho mais curto até Marialva (26 km), que nos leva a uma breve passagem pela cidade da Mêda e nos introduz no "planalto das lendas".

MarialvaMarialva - aldeia histórica - é um caso sério, pela positiva, de preservação e recuperação do património edificado. As suas origens mais remotas são atribuídas à cidade Aravor, fundada pelos Túrdulos (onde é que os amarantinos já ouviram isto...?) no séc. VI a.C. Seguiram-se-lhes os Romanos, os Godos e os Árabes, que terão dado à cidadela o nome de Malva - transformado em Marialva aquando da sua reconquista por D. Fernando Magno de Leão, em 1063. A partir do séc. XIII, os Judeus começam a fixar-se em Marialva e, no reinado de D. Manuel, formam mesmo uma judiaria. D. Afonso V dá o título de Conde Marialva a D. Vasco Coutinho - irmão do Magriço - em 1440.
E muito mais haveria a saber sobre a história de Marialva se não estivéssemos tão ocupados a encher os sentidos com a atmosfera das ruelas, das cangostas e de todos os recantos onde a força das pernas nos conseguiu levar.
As intervenções arquitectónicas mais recentes são, em regra, de uma qualidade assinalável, sem mimetismos pitorescos, mas também sem descabidas manifestações egóticas. O equilíbrio, a sensibilidade, o respeito pela História e o rigor da modernidade, são, felizmente, a marca dominante das obras que vemos - um caso de referência!
Entretanto, o céu começa a encobrir-se com pesadas nuvens vindas de noroeste e caem mesmo, espaçados, alguns gossos pingos de chuva.
A perspectiva de apanharmos com uma valente carga de água - nada agradável para um motard, mesmo em três rodas - faz-nos ponderar a hipótese de encontrar alojamento no local. As "casas de campo" (TER) disponíveis são de topo de gama e com preços correspondentes, mas não nos garantem o abrigo da nossa montada. A "pendura", forreta e empenhada em cumprir a etapa do dia - pudera, tem o pára-brisas e o tonneau do carrinho... - é de opinião que nos façamos à estrada. E assim fazemos, em andamento vivo, para sul, procurando fugir à intempérie.
As muralhas de Trancoso
Chrysler dos bombeiros S. João da Pesqueira
Os Bombeiros de S. João da Pesqueira têm em muito boa conta o seu património automóvel de tal modo que em frente ao seu quartel têm este belo Chrysler e um carro fechado de marca Opel.
PB
21 de agosto de 2008
De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 2


20 de agosto de 2008
I EXPOSIÇÃO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS
.jpg)
Programa
Trajecto: Amarante; EN 15 até Alto da Lixa, Serrinha, Árvores, Ataíde, Campo da Feira com neutralização de 15', Real, Manhufe, Pidre, Fregim (EN 211), Amarante.
15.30 h - Exposição dos automóveis participantes no Parque do Ribeirinho.
18.30 h - Fim da Exposição.
INSCRIÇÃO GRATUITA
Participe e traga um amigo!
Próximo evento: II PASSEIO DAS VINDIMAS, dia 28 de Setembro.
De Amarante à capital da Lusitânia, em sidecar - 1
18 de agosto de 2008
1914 . Automóvel de Aluguer

Faltam 10 para os 100
Colabore e traga mais um amigo.
Últimos sócios:
88 – David Manuel Pinto Ribeiro
89 – Luís Fernando Teixeira Silva
90 – Agostinho José da Silva Ribeiro
16 de agosto de 2008
Parceria com a Casa Museu Acácio Lino
15 de agosto de 2008
Galeria de Fotos 12 - Anabela Matias
Entretanto, publicou um conjunto de fotos diversificadas do arquivo familiar dos anos 40 a 60, com carros dos bombeiros, passeios à neve no Marão, um acidente junto à estação de comboio, e exibição de troféu de prova desportiva (?) que aqui reproduzimos com gosto e com o agradecimento devido.
PB
Galeria de Fotos 11 - Lancia Stratos no Marão (1976)


Foi campeão do Mundo em 1974, 75 e 76 estando a ele associados os nomes de pilotos como Sandro Munari, Bernard Darniche e Bjorn Waldegaard.
Estradas do Douro e Trás-os-Montes


Por volta dos anos 50 a Livraria Lello, do Porto, editou um conjunto de volumes sobre as Estradas de Portugal.
14 de agosto de 2008
Galeria de Fotos 10 - Largo de S. Gonçalo
Galeria de Fotos 9 - Táxis em Amarante

Fotografia de não sei quem
"Da esquerda para a direita: Belchior, Rodrigo, não sei, Américo Sabacho, Ismael."
In http://www.anabelapmatias.blogspot.com/
In www.anabelapmatias.blogspot.com
13 de agosto de 2008
Galeria de Fotos 8 - Neve no Marão

Trata-se do nº 9 de uma colecção de dez postais promocionais da Pousada do Marão, editados nos anos 40, e tem a seguinte legenda: "Pousada do Marão sob o manto alvo de neve" e pode ver-se junto ao acesso à Pousada um camião em dificuldades e o um automóvel que nos parece ser um Citroen "arrastadeira".
PB
12 de agosto de 2008
Exposição de Automóveis Antigos - 14 de Setembro
Do Programa consta um passeio cujo trajecto começa no Parque das Piscinas Municipais, com partida pelas 14.00 horas.
Os participantes seguirão pela EN 15 até ao Alto da Lixa, Serrinha, Árvores, virando depois para Ataíde e Vila Meã regressando por Real, Manhufe, Pidre, Fregim, pela EN 211, até Amarante, onde deverão chegar pelas 15.30h.
Os carros ficarão em exposição entre as 15.30 e as 18.30h, no Parque do Ribeirinho.
A inscrição é gratuita e aberta a sócios e não sócios da AAAA.
Pretende-se que esta "I Exposição de Automóveis Antigos" seja uma festa pelo que lançamos o desafio a todos os associados para que convidem para participar outros possuidores de clássicos.
Está também em marcha o "II Passeio das Vindimas" que se realiza no dia 28 de Setembro. Brevemente divulgaremos o programa deste sempre animado passeio. Reserve já a data.
Faltam 12 sócios para chegarmos aos 100.
10 de agosto de 2008
Galeria de Fotos 7 - Rua Cândido dos Reis anos 30

De cor sépia, foi impresso na Alemanha, e tem a legenda "Rua Cândido dos Reis - Á direita a Casa das Lérias e outros doces da Confeitaria Amarantina de Alcino Reis". Não identifica a autoria do cliché embora nesta colecção aparecem os primeiros clichés do fotógrafo amador Joaquim Teixeira Pinto que iniciou a actividade em 1930.
Trata-se de um postal curioso por representar a localização inicial da Casa das Lérias/Confeitaria Amarantina, no edifício anterior aos dos Correios, mesmo ao lado da Casa Branco, e em frente do Grande Hotel Silva e próximo da última localização que haveria de ter a partir de meados de 40.
Igualmente curioso é o automóvel parado em frente à Casa Branco de que não conseguimos identificar a marca e modelo.
Aqui fica mais um desafio para os nossos amigos especialistas em automóveis antigos deste período.
PB
Galeria de Fotos 6 - Largo do Arquinho

9 de agosto de 2008
Galeria de Fotos 5 - "Máquinas" na Pousada

A ligação entre o litoral e interior fazia-se quase exclusivamente pela Estrada Nacional 15 que ligava Amarante a Vila Real. Por aqui passava todo o tráfego de ligeiros e pesados de mercadorias, num traçado sinuoso, apertado onde as condições climatéricas contribuíam muitas vezes para que esta travessia fosse um verdadeiro tormento. Falamos da chuva, do nevoeiro e, muitas vezes, de nevões que impedia o trânsito.
Em contraponto, as belezas da Serra do Marão permitiam a alguns agradáveis passeios que muitas vezes terminavam em merendeiros prolongados e bem regados no Viveiro das Trutas, ou na Senhora de Moreira.
Nos anos 40, apareceu a Pousada do Marão num arrojado projecto cheio de clarividência servindo de pausa e de refúgio para os aventureiros destas travessias.
Por alturas de nevões, como ainda hoje, o Marão virava autêntica romaria.
A comprovar o que vem de ser dito apresenta-se um postal (da colecção do autor) de uma edição da Casa das Lérias de Alcino dos Reis dos anos 40 com o título: "Pousada do Marão - Um dia de movimento" em que podemos ver um conjunto de "grandes máquinas" no Parque da Pousada.
PB
Galeria Documentos 1 - 1º Carro em Amarante

Publicamos documento de especial importância para a história do automóvel em Amarante. Trata-se da acta da Câmara Municipal de Amarante de 13 de Outubro de 1927 onde se faz uma referência expressa à entrada em Amarante a 2 de Setembro de 1900 do primeiro automóvel. Faz ainda referência à entrega de "quadro com um gráfico do 1º automóvel trazido para Amarante.
Transcrevemos o texto completo:
Galeria de Fotos 4 - Carlos Alves
