9 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 2 - João Vasconcelos


O pintor João Vasconcelos, da Casa de Pascoaes, era um apaixonado por bons carros, tendo tido alguns belíssimos exemplares.

Hoje apresentamos uma fotografia de um belíssimo Alpine A 110 1600, cedida por seu filho João Vasconcelos.

Este carro tem história, muita história e muitos se lembrarão dele, sobretudo quando o "Joãozinho" o parava junto ao Café Bar, provocando autênticas romarias de curiosos.
Tinha nessa altura 11 ou 12 anos e recordo o fascínio e o espanto de todos os que pela primeira vez viam um carro pequeno, tão pequeno que pareceia de brincar, azul França, diferente de todos, belo de morrer. E ninguém ficava indiferente quando o Joãozinho arrancava e subia a 5 de Outubro e a Teixeira de Vasconcelos.
Também por essa altura Amarante teve a possibilidade de ver os carros de ralis da equipa oficial que ganharam o Tap em 71 e 73, quer durante os treinos que nesse tempo eram diferentes do que é hoje, quer nas passagens pelo troço do Marão e na neutralização em Amarante.
Lembram-se: Nicolas, Darniche e Therier.
Que saudades dos ralis daqueles tempos!
Este carro, AF-35-18, segundo informação disponível em várias fontes (nem toda confirmada), foi matriculado em Portugal em 3 de Abril de 1973 e foi um dos 20 que permitiram a homologação do motor 1605 cc, sendo que 16 foram entregues à Renault e só 4 a clientes particulares.
Este veio para Portugal para um membro da família Pereira Coutinho rumando depois a Amarante.
Mais tarde, este carro foi vendido e fez o 8º Rali Tap 1974 com António Borges, com o nº 55.
Depois seria comprado por Júlio Parente que o utilizou em várias provas de rampas e clássicos.
Em 2001 foi comprado por Pedro Sena da Silva que procedeu a um rigoroso restauro do carro na "Companhia dos Clássicos".
Dispõe de um motor 1.774cc, com 170 cv, velocidade máxima de 220 Km/h, sendo um dos melhores e mais valiosos exemplares Grupo 4 existente na actualidade, com um valor estimado muito acima dos €100.000.

PB

Sem comentários: