15 de outubro de 2008

Lembra-se do nome de algum carro português?

Se lhe perguntasse pelo nome de uma marca de automóveis portuguesa, que resposta daria?
- Hummm, não me estou a lembrar. Não reconheço nenhuma.
Esta seria a resposta da maioria dos portugueses.
Alguns, quando muito, ainda se lembrarão dos jipes UMM.
Pois bem, há carros portugueses... muitos e, alguns, bons e bonitos!
Primeiro, na década de 30, foi Eduardo Ferreirinha, do Porto, a construir o lindíssimo EDFOR, e mais tarde na década de 50, surgiriam várias marcas de automóveis portugueses que disputavam os lugares nas grelhas de partida das corridas nacionais.
Para se ter uma ideia, na Taça Cidade do Porto de 1953, disputada no circuito da Boavista (perímetro de 7.407 m), dos 13 pilotos que alinharam na categoria B, 8 corriam em carros de concepção portuguesa, cujas marcas passamos a referir: FAP, ALBA, DM e PE.
A vitória pertenceu a Corte Real Pereira, num ALBA, à média de 120,6 Km/h.
Iremos tentar dar algumas informações destas marcas começando pelos ALBA (um exemplar exposto no Museu do Caramulo), marca que surgiu do impulso de António Augusto Martins Pereira, filho do proprietário da metalúrgica ALBA, de Albergaria-a-Velha.
Depois, falaremos do MARLEI, marca de Mário Moreira Leite, também do Porto, carros que está exposto no Museu dos Transportes e Comunicações, e por aí adiante.

Sem comentários: